Foto: Divulgação
Na tarde desta sexta-feira (24), o Complexo Ambiental Caminhos do Horto realizará uma programação dedicada à Beata Maria de Araújo, protagonista do “milagre da hóstia”. A iniciativa faz parte 1ª Semana Beata Maria de Araújo que teve início no último dia 20, com atividades distribuídas em Juazeiro do Norte.
Dentre a programação estão atividades culturais, educativas e ambientais, por meio de mesa temática, artes visuais e apresentação de expressões da cultura tradicional popular. O evento é gratuito e inicia às 14h, na Estação Beata Maria de Araújo, estação superior do Teleférico do equipamento público.
“Essa semana é dedicada a celebrar e rememorar a importância da passagem de Beata Maria de Araújo por nosso território, que por muito tempo foi silenciada e ocultada. É necessário que nunca deixemos de homenagear essa mulher que foi uma das figuras principais na construção das romarias a Juazeiro do Norte, que mudaram positivamente os rumos do município e de nossa região. Vale salientar que uma das nossas estações do Teleférico chama-se Estação Beata Maria de Araújo, a fim de contribuir com as ações que mantêm viva a memória da religiosa”, declarou o gestor executivo do Caminhos do Horto, Ricardo Borges.
Programação
A abertura será com a apresentação das artes produzidas durante a Oficina de Arte em Papelão. Em seguida, às 14h15, haverá uma palestra com a Mestra Dorinha da Lapinha.
Na sequencia, às 15h, terá uma roda de conversa com o tema “Narrativas e pesquisas em torno da Beata Maria de Araújo”, com participação da professora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da URCA e integrante do Movimento Pró-Memória da Beata Maria de Araújo, Cláudia Rejane, e a historiadora e mestranda do PPGL da URCA, Natanaely Nunes.
O evento culmina com a apresentação do Reisado Beata Maria de Araújo, às 18h, na Praça Beata Maria de Araújo, em frente ao Centro de Apoio ao Romeiro. Atualmente o grupo é o único Reisado da Comunidade do Horto, e dedica seu nome em homenagem à religiosa.
Aniversário da Beata Maria de Araújo – 24 de maio (sexta-feira)
14h – Abertura com breve fala do artista Luciom Caeira sobre as telas produzidas na Oficina de Arte em Papelão que estarão expostas na Estação Beata Maria de Araújo
Local: Estação Beata Maria de Araújo
14h15 – Palestra com a Mestra Dorinha da Lapinha
Local: Estação Beata Maria de Araújo
15h – Roda de conversa: Narrativas e pesquisas em torno da Beata Maria de Araújo, com as pesquisadoras Cláudia Rejane e Natanaely Nunes.
Local: Estação Beata Maria de Araújo
18h – Apresentação do Reisado Beata Maria de Araújo
Local: Praça Beata Maria de Araújo, em frente ao Centro de Apoio ao Romeiro