Foto: Guto Vital/ Portal Miséria
A equipe de reportagem do Portal Miséria esteve na tarde desta quarta-feira (22) no Hospital do Coração, em Barbalha, onde conversou com o médico cardiologista Francisco Feijó sobre questões a respeito da morte súbita.
De acordo com o especialista, existem vários fatores que podem influenciar a morte súbita. No caso da morte súbita cardíaca, a pessoa pode apresentar desmaios, parada cardíaca, falta de consciência e a morte em menos de uma hora. No entanto, ele pontua que é mais comum em pessoas idosas, em decorrência de fatores de risco, como pressão alta e diabetes, mas não descarta a possibilidade em pessoa mais jovens.
O médico ainda destaca que a onda de calor que está acontecendo atualmente não significa que a população em geral terá essa consequência.
Sobre os cuidados com o coração, Francisco aponta que os fatores de riscos devem ser tratados, e recomenda atividades físicas. Porém, ele alerta que pessoas que pretendem se expor a exercícios de alta intensidade devem fazer uma avaliação cardiológica.
Além disso, é necessário se atentar a alguns sintomas como dor no peito ao realizar algum esforço físico cotidiano, palpitação, falta de ar, entre outros.
Assista abaixo esses e mais detalhes na entrevista completa: