Foto: Marciel Bezerra/ Funceme
O Ceará segue registrando temperaturas bastante elevadas, e neste final de semana não será diferente. Apontamentos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) dão conta de que o estado deve alcançar 40°C em algumas regiões, com destaque para o Cariri e Jaguaribe.
Outro ponto de preocupação é a baixa umidade relativa do ar, que atualmente está em contingente crítico, em níveis próximos ou abaixo de 25%. Esse quadro exige que a população busque manter-se seguidamente hidratada, é recomendado também que se evite a exposição ao sol entre 10h e 15h, período de maior incidência dos raios ultravioleta.
Indica-se que estudos vem apontando que 2023 caminha para se encerrar como o ano mais quente da história, já que ondas de calor estão sendo registradas em diversos pontos do mundo. Cabe destacar que o Brasil vive hoje atualmente um estágio crítico a esse respeito, praticamente todas as regiões do país estão passando por dias de calor extremo. A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, já chegou a registrar sensação térmica superior a 50°C.