Laboratórios estão distribuídos em seis cidades do Ceará. Foto: Reprodução.
As cidades de Juazeiro do Norte e Mauriti inauguraram dois laboratórios para o início do primeiro ciclo dos cursos de qualificação técnica do Projeto H-TEC. A ação tem como objetivo dar suporte para o setor de energias renováveis, por meio da capacitação de profissionais. Os equipamentos foram entregues nesta quarta-feira (16), em evento online, pelo Governador do Estado, Elmano de Freitas. Os municípios de Fortaleza, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante e Sobral também foram contemplados.
De acordo com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), dos estudantes selecionados e matriculados no edital para o clico 1, lançado em agosto de 2024, 133 são de Juazeiro do Norte e 88 de Mauriti. Os discentes irão receber uma bolsa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) no valor de R$300,00, durante 4 meses. Os cursos seguem até junho de 2025.
Os laboratórios têm computadores e todos os equipamentos de segurança necessários para os estudantes. Também, possuem bancadas didáticas, como energia solar (ongrid e offgrid), telhado didático, energia eólica, energia hidráulica, instalações elétricas, sistemas supervisórios e ferramentas para produção, armazenamento e uso do hidrogênio verde.
No evento, Eliana Estrela, secretária de educação do Ceará, destacou a qualidade dos laboratórios. “Esse momento é histórico e simbólico para nós, com essa entrega para reforçar os nossos estudantes com o que é mais moderno para a área das energias renováveis. Essa estrutura irá contribuir para o bom trabalho dos nossos multiplicadores e também dos nossos alunos. É mais um compromisso do nosso governador Elmano sendo cumprido, sempre olhando para a educação e para a nossa juventude”.
O curso abrange diversas disciplinas, incluindo transição energética, eletricidade básica, sistemas de geração de energia solar sotovoltaica, sistemas de geração de energia eólica, sistemas de geração de energia de hidrogênio verde, supervisão de sistemas de geração de energia renovável e imersão no mundo do trabalho.
O projeto
Com investimento de R$34 milhões até 2026, o H-TEC pretende capacitar 11.500 profissionais cearenses para oferecer apoio ao setor de energias renováveis. Ao longo dos anos, serão implantados laboratórios de ensino especializados e de formação técnica, alinhados ao mercado de trabalho na área de geração de energias eólica, solar fotovoltaica e hidrogênio verde.
O H-TEC conta com a parceria da Secretaria do Trabalho do Ceará (SET); da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc); da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE); da Universidade Federal do Ceará (UFC); da Universidade Estadual do Ceará (Uece); do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); e do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). Além do apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e também da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), instituição vinculada à Secitece.