Ancestralidade de Terra e Planta da artista Keila Sankofa (AM) na 3ª edição do Festival Internacional Sindicato do Performance em 2023. Foto: Hélio Filho
A partir da próxima segunda-feira (30), os espaços públicos do Cariri serão palco de performances de artistas do Brasil, da Bolívia e da Guatemala. A 4ª edição do Festival Internacional Sindicato da Performance chega a região caririense com uma programação diversificada, voltada para o tema “Conflitos no Corpo”. Toda a programação é gratuita.
O evento acontece de forma itinerante em Pontos de Cultura e nas ruas nas cidades do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Além das apresentações presenciais e ações formativas, com residências e oficinas, o evento contará com a Mostra de Vídeo Performance, Pedra, Noites e Poemas.
O idealizador do evento, Lívio Pereira, idealizador e coordenador geral e curador do Sindicato da Performance, explica que as ações dialogam com essa arte, considerada ainda tão marginal, que é a performance. “A gente vem desde a primeira edição conseguindo minimamente consolidar a linguagem da performance no Cariri, que já era uma linguagem que vinha tendo atividades através dos artistas que atuam com ela na região”, afirmou.
Pereira acrescenta o desejo de ampliar o evento para outras cidades do Cariri., “É um desejo nosso ampliar essa atuação do Sindicato para o Cariri em geral, quem sabe um dia chegar nos 29 municípios, seria um sonho a ser realizado”, ressaltou.
Entre as novidades da quarta edição, Lívio já adianta algumas: um espaço na Chapada do Araripe para a imersão desses artistas e parcerias com o festival Forma e Sustância, que é realizado na América Central, e a CALLE Bienal, da Bolívia.
A programação completa está disponível no perfil do instagram @sind.perfor.art