Açude Manoel Balbino, em Juazeiro do Norte (Foto: Reprodução/ YouTube)
As recentes chuvas de pré-estação, registradas antes da quadra chuvosa (fevereiro a maio), têm elevado o volume dos açudes no Cariri. Dos 19 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) na região, apenas três ultrapassaram 70% da capacidade total.
O açude Mamoeiro, em Antonina do Norte, registra 72,94%; o Olho D’Água, em Várzea Alegre, está com 76,9%; e o Cachoeira, em Aurora, com 85,37%. Este último é o que está mais próximo de atingir a capacidade máxima, mas nenhum dos açudes ainda está vertendo.
Por outro lado, quatro reservatórios permanecem em situação crítica, com volumes abaixo de 30%. São eles: Poço da Pedra, em Campos Sales, com apenas 5,75%; Quixabinha, em Mauriti, com 13,28%; João Luís, em Araripe, com 26,73%; e Atalho, em Brejo Santo, com 25,53%.
Entre os maiores açudes da região, o Manoel Balbino, em Juazeiro do Norte, responsável pelo abastecimento de Caririaçu, com capacidade total de 37,1 milhões de metros cúbicos, está com 39,42%. Já o Tomás Osterne, no Crato, que comporta até 28,7 milhões de metros cúbicos, registra 64,2% de seu volume total.