Foto: Ascom Juazeiro
O Centro de Zoonoses de Juazeiro do Norte iniciou, nesta quarta-feira (13), o Programa busca ativa por Leishmaniose. A ação tem o objetivo de promover a redução dos casos da doença nos animais residentes de repartições públicas. A equipe de veterinários estreou sua atuação com realização de triagem, testagem e vacinação antirrábica, nos arredores da Rodoviária Municipal.
De acordo com a Coordenadora do CCZ, Jucimara Guedes, o programa será desenvolvido em duas partes. A primeira consiste na triagem do local, para identificar quantos animais são daquela região. A segunda é a ida da equipe para realização dos testes e vacinação.
“É importante ressaltar que animais sendo negativos, serão encaminhados ao programa de castração pelo Setor de bem-estar animal, assim estaremos diminuindo os índices de reprodução e abandono”, explicou a coordenadora.
A leishmaniose, conhecida popularmente como calazar, é uma infecção parasitária que pode ser transmitida para seres humanos. Apesar de ser silenciosa no início, a doença tende a evoluir para quadros mais graves, podendo, inclusive, levar o paciente à morte. A busca ativa, destinada exclusivamente aos cães de rua, é uma das medidas para ampliar a saúde dos animais e da população.