Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Cirurgia cardíaca pediátrica é realizada pela 1a vez no Cariri; Hospital do Coração
A partir de agora não é mais necessário enviar crianças e adolescentes à Fortaleza para o tratamento de doenças cardíacas.
João Boaventura Neto
Cirurgia cardíaca pediátrica é realizada pela 1a vez no Cariri; Hospital do Coração
Cirurgia cardíaca pediátrica é realizada pela 1a vez no Cariri; Hospital do Coração (Cedida ao site Miséria)

O Hospital do Coração do Cariri (HCC), em Barbalha, realiza cirurgia cardíaca pediátrica e comemora o sucesso do primeiro procedimento feito na região.

Sendo assim, a equipe de cirurgias cardiovasculares do Hospital do Coração uniu-se à equipe da UTI Pediátrica e conseguiram oferecer o procedimento médico as cirurgias para o tratamento de doenças cardíacas congênitas em crianças.

A paciente é uma menina de 8 anos, que mora na cidade Missão Velha, e passou, no último dia 09, por uma cirurgia para fechamento de comunicação intaratrial, uma cardiopatia congênita. Agora ela está em casa com a família e recuperada.

“Antes era necessário o deslocamento para a capital cearense, bem como para outros estados para a realização desse tipo de procedimento e demais tratamentos de patologias do coração, como a Comunicação Intraventicular, coarctação da Aorta, canal arterial, doenças que agora podem ser tratadas na própria região, sem necessidade de longos deslocamentos”, disse Dr. Samuel Soares, cirurgião cardíaco.

Estima-se, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que cerca de 130 milhões de crianças no mundo tenham algum tipo de cardiopatia congênita.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, são dez casos a cada mil nascidos vivos, estimando em 29 mil o número de crianças que nascem com cardiopatia congênita por ano e cerca de 6% delas morrem antes de completar um ano de vida.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade