Foto: Divulgação
Será retomada na próxima segunda-feira (19) as ações de coleta seletiva no bairro Novo Juazeiro. O projeto é uma incursão conjunta da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) e a Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amaju). detalha-se que o trabalho será feito sempre na manhã das segundas, entre 8h e 12h.
Eraldo Oliveira, atual superintendente da Amaju, explica que a incursão no bairro Novo Juazeiro é uma atividade piloto, portanto, será o protótipo avaliado na perspectiva de identificar se há viabilidade para ampliação da iniciativa para todos os bairros da cidade.
“O resíduo seco, ou seja, aquele que é potencialmente reciclável, as pessoas devem colocar na frente das casas todas as segundas-feiras para a coleta. Já o resíduo molhado, que são os orgânicos, devem ser postos nos dias de coleta normal, exatamente em função de um plano que estamos desenvolvendo, juntamente com a SEAGRI (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), para a criação de uma futura compostagem”, pontua Eraldo Oliveira.
O superintendente também explica que a coleta seletiva auxilia na inclusão social, já que existem diversas famílias que tem na reciclagem a sua principal fonte de renda. Nessa linha, ele conta que os resíduos obtidos serão integralmente encaminhados às entidades de catadores de recicláveis do município