Duas idosas caminham após fazer compras em um supermercado em Juazeiro do Norte Foto: Normando Sóracles
“Fizemos uma reunião com o grupo de trabalho para a retomada, poderemos ter o início da reabertura. O plano ainda está sendo discutido com os setores, mas logo vamos anunciar”. O anúncio é do governador Camilo Santana (PT), ainda no dia 23 de maio, em uma live. Em Juazeiro, mesmo com o número crescente de óbitos e casos confirmados, há uma tendência de retomada própria.
Uma volta no Centro da cidade e é possível ver pessoas nas ruas. Isso mesmo com o comércio fechado. Idosos têm frequência em supermercados, dizem os funcionários de um estabelecimento no centro comercial. O decreto municipal também foi prorrogado e vai até o dia 31.
A reabertura só ocorrerá desde que seja confirmada uma estabilização do número de casos do novo coronavírus na capital e no interior, conforme afirmou o governador. No interior, os prefeitos tendem a seguir os passos do governo do estado.
A retomada da atividade econômica deverá demorar, pelo menos, 56 dias a partir da liberação do Governo. A projeção é do chefe da Casa Civil, Élcio Batista, durante uma transmissão ao vivo promovida pelo grupo Líderes Empresariais do Ceará (Lide Ceará) na quinta-feira (14).