Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Com epidemia a nível municipal, Unidades de Testagem Rápida começam a funcionar em bairros de Juazeiro
Sarah Gomes
Foto: Guto Vital/Agência Miséria

Em uma semana (02 – 09 de junho) Juazeiro do Norte registrou 319 novos casos de coronavírus. O rápido aumento no número de casos e a alta distribuição territorial de focos da doença, eleva o quadro epidemiológico da cidade, que de surto passa a registrar uma epidemia a nível municipal.

Para descentralizar os serviços ofertados na Unidade Sentinela de Referência para casos de Covid-19, a Prefeitura de Juazeiro do Norte está ampliando os postos de atendimento e detecção do vírus na cidade. No total, serão quatro novas Unidades de Testagem Rápida distribuída pelos bairros Limoeiro, Frei Damião, Franciscanos e Socorro.

PRIMEIRA UNIDADE

A Unidade de Testagem Rápida do bairro Limoeiro será a primeira inaugurada em Juazeiro do Norte. O funcionamento da unidade está previsto para começar nesta quarta-feira (10), a partir das 14h. A estrutura da unidade foi instalada na rua Vereador Antônio Braz, próximo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do mesmo bairro.

Com exclusividade, a equipe de reportagem do Site Miséria teve acesso ao interior da Unidade de Testagem Rápida, que ainda estava em fase de organização. Confira:

Foto: Guto Vital/Agência Miséria

Segundo a assessoria da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, as demais unidades só entrarão em funcionamento a partir desta sexta-feira (12).

CRITÉRIOS PARA O TESTE

No 5º Boletim Epidemiológico divulgado em maio pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, o bairro Limoeiro figurava entre os bairros com casos confirmados do coronavírus. No entanto, os testes não podem ser realizados em qualquer pessoa que procure a unidade.

De acordo com o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, os testes devem ser realizados em: indivíduos que apresentem sintomas de covid-19 por no mínimo oito dias; indivíduos que tiveram contato direto com algum caso confirmado de coronavírus; e idosos sintomáticos.

Até o momento, não foi determinado um número máximo de testagens diárias. “A quantidade de testes depende da necessidade da população”, explicou a secretária de Saúde, Glauciane Torres Neves Quental.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade