Vista aérea de Antonina do Norte (Foto: Reprodução)
Em março deste ano, o Cariri registrou o primeiro caso de Covid-19. Quase dois meses depois, em maio, aconteceu o primeiro óbito da região. Durante oito meses de pandemia, Antonina do Norte foi o único município do Ceará a não registrar mortes pela doença. No entanto, esse quadro mudou no final de novembro, quando o município divulgou o primeiro e, até então, único óbito por Covid-19.
De acordo com a plataforma IntegraSUS, do Governo do Estado, o Ceará soma 309.168 casos confirmados de Covid-19 e 9.738 óbitos pela doença. Destes, pelo menos, 42.319 casos e 782 óbitos foram registrados em municípios da região do Cariri. Um dos óbitos registrados na região ocorreu nas últimas 24 horas.
No último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), há cerca de duas semanas, a região do Cariri registrava aumento de 101,5% dos casos e redução de 33,3% dos óbitos por Covid-19.
Com a aproximação das festas de fim de ano, novos decretos devem entrar em vigor para regular aglomerações e evitar ascensão do quadro epidemiológico. Nesta terça-feira (8) o Pernambuco proibiu shows e festas, inclusive as comemorações de Natal e Réveillon em espaços públicos, clubes, hotéis e condomínios. A depender do cenário, o Ceará pode vir seguir o exemplo do Estado vizinho.