Foto: Reprodução
Junho chegou e, com ele, a população cearense e nordestina já começa a se divertir em uma das festividades mais populares do país, o São João. Mas é preciso tomar alguns cuidados para essa animação não terminar em tragédia, sobretudo por causa do risco de acidentes com a rede elétrica.
Pensando nisso, a Enel Distribuição Ceará divulgou orientações para decorar a rua, fazer fogueiras e soltar fogos de artifício sem correr o risco de danificar a rede elétrica ou provocar incêndios. Confira abaixo:
Como evitar acidentes no ambiente doméstico
A Distribuidora orienta estar sempre atento ao realizar essas atividades tanto na rua, como também dentro de casa. Além do grande potencial de risco que existe no contato entre objetos e a rede elétrica, ações como sobrecarga de tomadas e ligações de energia malfeitas também podem causar acidentes.
- Não use a fiação da casa ou os bocais das lâmpadas como apoio para amarrar as bandeirinhas;
- Não pendure balões próximos a lâmpadas;
- Não use ‘Ts’ nas tomadas;
- Observe o estado de conservação da fiação da residência antes de ligar vários aparelhos;
- Caso precise ligar mais de um aparelho na mesma tomada, prefira os filtros de linha, conhecidos como extensões elétricas.
Como evitar acidentes nas áreas externas
Ao decorar praças e ruas, os postes e outros equipamentos da rede elétrica não devem ser utilizados como suportes para afixar bandeirinhas, faixas e enfeites. Árvores e muros são mais seguros nessas situações, mas é importante ter cuidado redobrado ao manipular materiais como barras de metal, canos, arames, suportes de luminosos, escadas e outros objetos metálicos próximos à rede elétrica. Objetos arremessados ou em contato com a rede podem causar choque elétrico e até levar a morte.
- Não use os postes de energia para amarrar as bandeirinhas;
- Optar por adereços feitos com material isolante, como isopor ou borracha;
- Não acenda fogueiras próximo a fiação elétrica, o calor pode danificar as fiação e os equipamentos elétricos da rede de distribuição;
- Não solte fogos de artifício ou balões em direção à fiação;
- Barracas, arquibancadas, palanques e palcos devem ser montados a uma distância segura da rede elétrica, no mínimo dois metros;
- Não solte balões. Além de ser crime ambiental, pode causar acidentes sérios, com riscos de incêndios.
Em caso de acidente
- O local deve ser isolado para que não haja a aproximação de outras pessoas;
- A Enel Ceará deve ser acionada imediatamente por meio do número 0800 285 0196, além do Corpo de Bombeiros, no número 193, e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no número 192;
- Não se deve tocar em objetos ou pessoas que estejam em contato com a rede elétrica para evitar novos acidentes;
- Em casos de fios partidos ou caídos ao solo, jamais tocá-los; o local deve ser isolado e a Enel Ceará deve ser acionada.
A distribuidora alerta ainda que não é permitido nenhum tipo de ligação de energia clandestina. Vale lembrar que esse tipo de ligação aumentam o risco de acidentes com a população e são crime passível de reclusão.