
Foto: Divulgação
Uma atividade educativa que ocorre nesta quinta-feira (27), no Crato, ilustra o ciclo do saneamento, desde a saída das residências até o momento em que retorna para a natureza, devidamente tratado pela Ambiental Crato. A ação é gratuita e se estende até esta sexta-feira (28), no hall da loja de atendimento da concessionária.
O circuito educativo acontece em um estande, e inicia com um quebra-cabeça no qual o participante precisa solucionar o problema de esgoto a céu aberto encaixando as peças e montando a imagem de uma residência devidamente conectada à rede de esgotamento sanitário.
A etapa seguinte é em uma “máquina de garra”, onde, em vez de caçar ursinhos de pelúcia, o participante vai retirar bolas simbolizando os resíduos descartados de forma incorreta no esgoto, como cotonetes, garrafas pet e sacolas plásticas. Cada “lixo” retirado da máquina vale um brinde.
A última etapa é na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em que o participante vai entender como o efluente é tratado e receber o brinde que ganhou.
De acordo com a Ambiental, o objetivo da atividade é fomentar a reflexão sobre o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, mostrando como o cuidado com o esgoto contribui com a preservação e a qualidade da água e do meio ambiente.
“De uma forma leve e interativa, vamos não somente explicar todo o ciclo do saneamento, mas mostrar o papel de cada um de nós, enquanto cidadãos, na universalização do esgotamento sanitário, que é o objetivo maior da Ambiental Crato”, destaca a diretora de Relações Institucionais da Ambiental Crato, Águeda Muniz.
A participação na atividade é gratuita e o estande interativo ficará montado em frente à loja de atendimento da Ambiental Crato, localizada na rua André Cartaxo, 195. O funcionamento será das 8h às 12h.