![](https://www.miseria.com.br/wp-content/uploads/2025/01/3CA3C1A9-CD4A-49E4-A2FB-8EBC6F03ACEF-660x360.webp)
Moradores estão há 8 dias sem água. Foto: Gabriel Coelho.
Moradores do Sítio Páscoa, na cidade do Crato, estão há oito dias sem água. De acordo com a S/A de Água e Esgoto do Crato (Saaec), o problema está sendo causado pela falta de energia no sistema de abastecimento que atende a comunidade. Segundo a distribuidora, foram gerados sete protocolos solicitando manutenção da rede para a Enel.
Enquanto a situação não é normalizada, os populares dependem do apoio mútuo, especialmente das casas com cisterna e compartilhamento de baldes de água. “Dizem que é falta de energia no local do bombeamento para o Sítio e o pessoal quer um retorno rápido, são 8 dias sem água, um descaso com a comunidade”, desabafa Gabriel Coelho, residente do local.
Em nota ao Portal Miséria, a Saaec afirmou que “está disponibilizando carro pipa a fim de minimizar os transtornos causados, enquanto aguarda que o fornecimento de energia seja regularizado o mais breve possível para que possa normalizar o abastecimento de água na localidade”.
A redação entrou em contato com a Enel perguntando sobre o prazo para solucionar o problema da energia do sistema. Em nota, informou que “nesta terça-feira (28), uma nova equipe está no local trabalhando para normalizar a situação do abastecimento de água para o Sítio Páscoa”.
Mesmo problema, lugar diferente
Além do Sítio Páscoa, moradores do Sítio Santo Antônio também estavam enfrentando o problema. No entanto, a energia para abastecimento na comunidade foi normalizada após visita da equipe de manutenção da Enel na última segunda-feira (27).
*Atualização: O retorno da energia e do abastecimento de água no Sítio Páscoa foi normalizado ainda na noite de terça-feira (28).