Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Destinação do imposto de renda financia projetos oncológicos no HMSVP em Barbalha
Destinação do imposto de renda financia projeto de diagnóstico precoce do câncer em crianças, adolescentes e idosos
Cícero Dantas
Foto: Guto Vital

Destinar parte do imposto de renda para projetos sociais é uma forma legal e segura de incentivar a proteção às crianças, adolescentes e idosos.  A equipe de reportagem do Site Miséria esteve no Hospital Maternidade São Vicente de Paulo (HMSVP), em Barbalha, para acompanhar uma das obras que estão sendo realizadas pela destinação do imposto de renda. 

De acordo com a unidade, o setor de Oncologia pediátrica da HMSVP está sendo finalizado por meio da captação de doações e pela destinação do imposto de renda. Segundo Danilo, um dos responsáveis pelo setor, a obra está sendo viabilizada apenas com doações. “100% dessa obra foi financiada por meio de doações. E dentro dessas doações tem a destinação do imposto de renda, tanto jurídica quanto física. A mobília do setor, por exemplo, foi adquirida pela destinação do imposto”, afirmou. 

É possível realizar a doação diretamente para os fundos especiais e projetos aprovados pelos órgãos competentes ou doar no momento da entrega da Declaração de Imposto de Renda. Neste caso, é possível destinar até 3% do imposto para os fundos de proteção às crianças e adolescentes, e mais 3% para os fundos de proteção aos idosos.

No momento da declaração, há uma aba chamada ‘doações diretamente na declaração’. Lá você poderá clicar e terá duas opções: crianças e adolescentes, o que beneficia nosso setor oncológico pediátrico, e pessoa idosa, que também beneficia a oncologia, só que no âmbito adulto”, explicou Danilo.

Vale ressaltar que esses valores são deduzidos do imposto devido, sem representar um custo adicional. Os contribuintes que realizarem essa destinação receberão benefícios fiscais; contudo, é necessário enviar os comprovantes de pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) para a instituição escolhida.

Confira a entrevista completa:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade