Ordenação do Padre Cícero aconteceu em Fortaleza (Reprodução)
Nesta segunda-feira o Site Miséria mergulha no tunel do tempo e lembra os 150 anos da ordenação sacerdotal de Padre Cícero que aconteceu no dia 30 de novembro de 1870 na Igreja do Seminário da Prainha em Fortaleza. A cerimônia foi presidida pelo primeiro bispo do Ceará, dom Luiz Antonio dos Santos. Sob o título: “Salve Meu Padrinho Cícero”, o pesquisador José Carlos dos Santos, professor de Filosofia da URCA e IFCE com doutorado em Educação pela UFRN, enviou o seguinte artigo à redação do Site Miséria.
“Há exatamente 150 anos era ordenado sacerdote o Padre Cícero Romão Batista na cidade de Fortaleza. Naquele 30 de novembro de 1870 realiza-se um sonho acalentado desde da sua infância: SER PADRE! Uma convicção marcou a sua existência, a que, veio ao mundo para amar e servir a Deus e entregar plenamente a prática do bem e ajudar na felicidade das pessoas.As marcas da passagem do Padre Cícero neste mundo existem até os dias de hoje como a construção de uma cidade próspera, terra abençoada e fundada por ele: Juazeiro do Norte. O religioso colocou as suas mãos em Juazeiro e olhe aí os resultados de sua ação muldimensional. O Padre Cícero é o farol que joga luz ao nordeste. Por isso, a legião de devotos e admiradores espalhados por toda a sociedade brasileira.
As romarias são expressões de fé genuinamente dos devotos que cultuam com entusiasmo, alegria e fervor o seu santo protetor. Padre Cícero que foi e continua sendo um ser generoso e maravilhoso, é também estudado e pesquisado por inúmeros cientistas e estudiosos espalhados pelo mundo. Ele fascina e contagia e as suas obras produzidas continuam dando bons frutos nestas terras nordestinas.
Meus amiguinhos como o Padre Cícero chamava carinhosamente a todos que recorriam a cidade de Juazeiro, em busca de conselhos e orientações para suas vidas, ele é o padrinho de todos. Ele é filho do seu tempo histórico, mas transcende as suas condições sociais e projeta o futuro para sua cidade. Ele com sua personalidade forte e atitude prática tem solução para tudo. Ele estava preocupado com a preservação da natureza, ensinava remédios com plantas e ervas medicinais, combateu à epidemia do cólera e implantou políticas públicas no campo da educação, da assistência social e da agricultura comunitária.
Portanto, celebremos com júbilo o aniversário de vida sacerdotal do Padre Cícero, reverenciando a sua memória de homem místico e exaltando a vida e o legado da sua ação pela nação romeira. Ele continua vivo no meio de nós! SALVE MEU PADRINHO CICERO!
VIVA O PATRIARCA DO NORDESTE E CONSELHEIRO DO SERTÃO!”