Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Dia do Urologista: Especialista alerta sobre os principais problemas urinários
O urologista é responsável pelo tratamento de distúrbios do sistema genital masculino e do aparelho urinário de ambos os sexos.
Cícero Dantas
Foto: Guto Vital

Nesta quinta-feira (12), comemora-se o dia do Médico Urologista. A urologia é a especialidade responsável pelo tratamento de distúrbios do sistema genital masculino e do aparelho urinário de ambos os sexos.

De acordo com o médico urologista do Hospital Santo Antônio, em Barbalha, Tiago Coutinho, apesar da ampla maioria dos entendimentos serem voltados para saúde do homem, especialmente a partir dos 45 anos, o profissional da área atua também no diagnostico de crianças e mulheres.

Coutinho chamou atenção para as doenças da próstata. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, facilitando o tratamento e a recuperação total. “Para a Sociedade Brasileira de Urologia, todos os homens, a partir dos 50 anos, precisam está acompanhados de um urologista, para que seja realizado seu exame anual de próstata“, disse.

O profissional acrescenta que essa é uma das formas prevenir o câncer de próstata. Vale ressaltar que o câncer de próstata é o câncer mais comum entre os homens brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma, e, se descoberto em sua fase inicial, as chances de cura chegam a 90%.

Mulheres

No público feminino, o médico alerta sobre a infecção urinaria de repetição, causadas por bactérias que atingem o trato urinário e não são comuns a esta localização do corpo.

Diversos fatores podem estar por trás desse tipo de infecção, como passar longos períodos sem urinar, má higiene local, ato sexual recente e problemas de constipação intestinal. Outros sintomas como dor local, ardência ao urinar e urgência na frequência das micções, também são frequentes.

Confira a entrevista completa:

 

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade