Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Dia dos professores: profissionais se adaptam para tornar o ensino cada vez mais atrativo aos jovens
Enfrentando a concorrência de plataformas digitais e aplicativos de vídeos instantâneos, muitos educadores precisaram reinventar suas metodologias.
Rute Oliveira
Foto: Reprodução

Celebrado em 15 de outubro, o Dia do Professor é uma data dedicada a homenagear e reconhecer a importância crucial dos educadores na formação de indivíduos e na construção de uma sociedade mais justa e consciente. A origem dessa comemoração no Brasil remonta a 1947, quando São Paulo instituiu um feriado estadual para destacar a relevância dos profissionais da educação. Com o tempo, a data foi ganhando força e, em 1963, foi oficializada em nível nacional.

Com o avanço da tecnologia e sua crescente presença no cotidiano, os professores tiveram de se adaptar a novas formas de ensino. Enfrentando a concorrência de plataformas digitais e aplicativos de vídeos instantâneos, muitos educadores precisaram reinventar suas metodologias para tornar o aprendizado mais envolvente e atrativo para os alunos.

Um exemplo inspirador é o de Márcio Holanda, biólogo, ambientalista e professor universitário, que também atua na rede estadual de ensino. Ele encontrou uma maneira única de unir sua paixão pela música ao ensino de ciências, criando paródias educativas para suas aulas. Dessa forma, Márcio não apenas tornou o aprendizado mais dinâmico e divertido, mas também conseguiu engajar seus alunos de uma maneira inovadora e eficaz.

Os estudantes cantam, aprendem e se divertem, mas, para o professor Márcio Holanda, esse processo vai além da simples diversão. “Comecei a perceber a necessidade de adaptar minha metodologia quando observei que muitos alunos, tanto no ensino médio quanto no ensino superior, estavam desmotivados e enfrentavam dificuldades para conectar os conteúdos com suas realidades. O modelo tradicional, em que o professor é o centro do processo e os alunos se comportam como receptores passivos, não estava mais surtindo efeito. A falta de engajamento evidenciava que, embora compreendessem a teoria, muitos não conseguiam aplicá-la em situações concretas”, contou Márcio.

Ele compartilhou também o principal objetivo por trás de sua abordagem inovadora. “Esse desafio me impulsionou a buscar alternativas, como as metodologias ativas, para colocar os alunos no centro do aprendizado. Meu objetivo era que se tornassem protagonistas do processo, desenvolvendo não apenas o conhecimento, mas também habilidades essenciais, como pensamento crítico, colaboração e a capacidade de resolver problemas que envolvem a sociedade e o meio ambiente“, concluiu.

Vídeo do professor Márcio Holanda ensinando química com música:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade