Foto: Guto Vital
Celebrado sempre na segunda quinta-feira do mês de março, o Dia Mundial do Rim é dedicado à conscientização sobre a importância dos rins e à prevenção de doenças renais. Nesse contexto, a equipe de reportagem do Site Miséria esteve no Hospital Maternidade São Vicente de Paulo para conversar com a médica Nefrologista, Cilianne Sousa, sobre a prevenção das doenças renais e como promover a saúde renal do cidadão.
Os rins desempenham um papel crucial no corpo, filtrando o sangue e auxiliando na eliminação de toxinas, mantendo o equilíbrio dos minerais no corpo, regulando a quantidade de água e ativando a vitamina D no organismo. Porém, para Cilianne Sousa, a população ainda é negligente com os cuidados com esse órgão tão importante para nosso organismo. “Os nossos rins por muitas vezes são esquecidos. Por não apresentar sintomas, nossos pacientes normalmente não se preocupam em realizar uma avaliação médica”, disse.
A médica acrescenta que aqueles pacientes diagnosticados com hipertensão, diabetes, obesidade ou tenha no histórico familiar alguém já diagnosticada com doença renal, é necessário realizar a avaliação médica, principalmente para iniciar um tratamento precoce, caso seja detectado algum problema no órgão. O diagnóstico da doença abrange diversas causas, exigindo abordagens e tratamentos variados, pode se tornar grave ao longo do tempo.
Como tudo que ocorre com o corpo humano geralmente está ligado ao estilo de vida adotado, com a saúde dos rins não é diferente. O médica orienta que mudanças de hábitos e estilo de vida saudável ajudam na prevenção e até mesmo no tratamento de doenças relacionadas ao funcionamento do rim.
“Uma alimentação saudável, sem exageros de carboidratos, sal, refrigerantes. Beber de 2 a 3 litros por dia de água também é um fator importante para evitar qualquer problema de cálculo renal”, comentou Cilianne Sousa.
Confira a entrevista completa: