Foto: Guto Vital
Nesta quarta-feira (26), comemora-se o dia Dia Nacional do Diabetes. Em alusão a data, a equipe de Reportagem do Site Miséria conversou com o emergencista do Hospital do Coração de Barbalha, Ítalo Tales, que chamou atenção para complicações cardiovasculares causados pelo diabetes não controlado.
De acordo com o profissional, o diabetes não controlado, seja com atividade física ou uma alimentação saudável, pode causar infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). “A diabetes, por si só, é uma inflamação do organismo. Ela, associado com o aumento dos níveis de glicerídeos, aumento do colesterol, sedentarismo e má alimentação, pode elevar as placas de gordura nas artérias, principalmente as coronárias, responsáveis por nutri o músculo cardíaco. Em situações que ocorram a oclusão das aterias coronárias, damos o diagnóstico de infarto do miocárdio“, explicou Itálo Tales.
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o Brasil possui 10% da população portadora de Diabetes, ligado diretamente com doenças vasculares. O emergencista lembrou a importância do paciente com diabetes controlar o peso, ter uma alimentação balanceada, praticar atividade física e procurar o médico periodicamente.
“Uma alimentação saudável, aliada a pratica da atividade física já é um bom indício de tratamento. Para aqueles pacientes que possuem mais de 45 anos, estão acima do peso e que tem diagnóstico de diabetes na família, é recomendável visitar o médico periodicamente“, orientou o médico.