Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Diabetes não controlado pode causar problemas cardiovasculares
No dia Nacional do Diabetes, emergencista do Hospital do Coração de Barbalha chama atenção para complicações cardiovasculares causados pelo diabetes não controlado
Cícero Dantas
Foto: Guto Vital

Nesta quarta-feira (26), comemora-se o dia Dia Nacional do Diabetes. Em alusão a data, a equipe de Reportagem do Site Miséria conversou com o emergencista do Hospital do Coração de Barbalha, Ítalo Tales, que chamou atenção para complicações cardiovasculares causados pelo diabetes não controlado.

De acordo com o profissional, o diabetes não controlado, seja com atividade física ou uma alimentação saudável, pode causar infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). “A diabetes, por si só, é uma inflamação do organismo. Ela, associado com o aumento dos níveis de glicerídeos, aumento do colesterol, sedentarismo e má alimentação, pode elevar as placas de gordura nas artérias, principalmente as coronárias, responsáveis por nutri o músculo cardíaco. Em situações que ocorram a oclusão das aterias coronárias, damos o diagnóstico de infarto do miocárdio“, explicou Itálo Tales.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o Brasil possui 10% da população portadora de Diabetes, ligado diretamente com doenças vasculares. O emergencista lembrou a importância do paciente com diabetes controlar o peso, ter uma alimentação balanceada, praticar atividade física e procurar o médico periodicamente.

Uma alimentação saudável, aliada a pratica da atividade física já é um bom indício de tratamento. Para aqueles pacientes que possuem mais de 45 anos, estão acima do peso e que tem diagnóstico de diabetes na família, é recomendável visitar o médico periodicamente“, orientou o médico.

Acompanhe a entrevista completa:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade