Foto: Maitree Rimthong/Pexels
Os investimentos na educação municipal de Juazeiro do Norte não se resumem as reformas e requalificações das estruturas físicas das escolas. Nesta quarta-feira (11), a Prefeitura anunciou a adesão a dois novos Programas, que devem ensinar educação financeira e desenvolver as habilidades socioemocionais dos estudantes da rede municipal de ensino.
Educação financeira
Inicialmente, sete escolas de Juazeiro do Norte irão integrar o Programa Aprender Valor, do Banco Central do Brasil. O objetivo do Programa é ensinar conceitos de planejamento financeiro, poupança e uso consciente de crédito a estudantes do Ensino Fundamental.
As escolas contempladas são: Carolina Sobreira, Professora Iva Emidio Gondim, José Marrocos, Monsenhor Joviniano Barreto, Fundação Educacional Rotary, Zila Belém e Tabelião Expedito Pereira. A partir do ano que vem, as demais escolas do município integrarão o Programa.
Desenvolvimento socioemocional
Apenas uma escola de Juazeiro do Norte integrará o Programa Inteligentes, do Instituto Aliança. O objetivo do Programa é desenvolver competências socioemocionais e múltiplas inteligências em estudantes do Ensino Fundamental.
O desenvolvimento de habilidades socioemocionais é imprescindível para um desenvolvimento saudável do ser humano, uma vez que permite aos estudantes a possibilidade de aprender a lidar com as próprias emoções.
A EEF Prefeito Mozart Cardoso será a única do município a receber o programa este ano. No total, 410 alunos serão contemplados. Destes, 116 são do 6º ano, 119 do 7º ano, 59 do 8º ano e 116 do 9º ano. A partir de 2021 novas escolas devem ser contempladas com o Programa Inteligentes.