Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Em funcionamento desde março, Unidade Sentinela já realizou mais de mil atendimentos em Juazeiro
Sarah Gomes
Foto: Reprodução/Prefeitura de Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte é o município caririense com o maior número de casos confirmados do novo coronavírus. De março para cá, foram 16 casos confirmados. Destes, 06 estão curados, um está hospitalizado e outros nove estão em isolamento domiciliar.

No entanto, estes não são os únicos números referentes ao novo coronavírus em Juazeiro do Norte. No total, o município teve 149 casos notificados. 

Ciente dos desafios que a saúde municipal enfrentaria durante a pandemia, a Prefeitura de Juazeiro do Norte organizou uma Unidade Sentinela para atender os casos suspeitos da doença. O objetivo da Unidade era minimizar o fluxo de atendimento nas demais unidades de saúde, para reduzir o risco de transmissão local e manter o atendimento normal nesses locais.

Segundo dados da Prefeitura, 38 profissionais trabalham na Unidade Sentinela. Entre eles estão médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, agentes administrativos e auxiliares de serviços gerais. Essa equipe reveza plantões no atendimento de casos suspeitos de coronavírus, de domingo a domingo, das 7h às 22h.

Inaugurada em 18 de março deste ano, a Unidade Sentinela já realizou 1.035 atendimentos de pacientes que apresentavam sintomas como febre, desconforto respiratório, coriza, tosse seca e dor na garganta. Lá são realizados dois tipos de exames: a coleta de swab, que é enviada para análise no Lacen Ceará, em Fortaleza; e os testes rápidos, indicados para profissionais de saúde ou segurança e pessoas que estão em contato direto com esses profissionais.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade