Foto: Reprodução/Prefeitura do Crato
Em 26 de janeiro deste ano, o Crato iniciou a vacinação de idosos a partir de 75 anos. O município foi o primeiro da região do Cariri a iniciar a imunização desse grupo prioritário e foi, também, o primeiro a finalizar o 1º lote de vacinas de Oxford/AstraZeneca enviado pelo Governo do Estado. A última dose deste lote foi aplicada na última quarta-feira (3).
O Crato tem aproximadamente 5.800 idosos a partir de 75 anos, mas como todos os municípios cearenses, recebeu apenas a quantidade de doses referente a 18% dessa população.
Por ter iniciado a vacinação com celeridade, o Crato precisou estabelecer critérios próprios para aplicação do imunizante. “No primeiro momento nós não fizemos nenhuma diferenciação de faixa etária, nós respeitamos o cadastro dos agentes comunitários de saúde, respeitamos também os levantamentos das unidades básicas, assim como também o teleagendamento”, explicou a secretária de saúde, Marina Feitosa.
No entanto, dois dias após o início da vacinação, a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) publicou uma resolução que orientava e recomendava que os municípios priorizassem os idosos acamados e, em seguida, os mais velhos. “Desde essa data (28) foi utilizada essa estratégia de vacinação justa e necessária”, declarou a titular da Pasta.
O Crato agora aguarda o recebimento de um novo lote para dar continuidade a imunização desse grupo prioritário que integra a 1ª fase de vacinação.