Foto: Guto Vital/Agência Miséria
Na última semana, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau) anunciou o recebimento de 1.740 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, produzidas no Instituto Serum, na Índia. Esse imunizante foi destinado ao início do processo de vacinação dos idosos que vivem em instituições de longa permanência e idosos a partir de 75 anos, grupos prioritários estabelecidos pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa).
Até a última terça-feira (2), 471 idosos de Juazeiro do Norte receberam a primeira dose da vacina. Destes, 251 são idosos que vivem em instituições de longa permanência e, os demais 220, são idosos acima de 75 anos acamados e atendidos pelo Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) e pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) ou áreas descobertas da Estratégia Saúde da Família (ESF).
Esse número de vacinados representa cerca de 4,8% dos idosos a partir de 75 anos de Juazeiro do Norte. Conforme dados aproximados da Sesau, o município tem registro de mais de 9 mil idosos dessa faixa etária.
Outro ponto importante é o agendamento da vacinação, que está disponível desde a última segunda-feira (1º). Os idosos a partir de 75 anos que residem em áreas que não são atendidas pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) podem agendar a vacinação por telefone, através do nº 0800 494 0277.