Foto: Guto Vital/Agência Miséria
No último boletim epidemiológico publicado pela Prefeitura de Juazeiro do Norte nesta quarta-feira (10), o município registrava 795 casos confirmados do novo coronavírus. Destes, 16 estão hospitalizados, 401 estão em isolamento domiciliar, 351 estão recuperados da doença e 27 chegaram a óbito.
Esses são os números que mais chamam atenção da população. Mas pouco se fala sobre a quantidade de suspeitas descartadas. Dos 4.009 possíveis casos de coronavírus notificados por Juazeiro do Norte, 3.172 foram descartados. Esse número equivale a cerca de 79,12% das notificações.
MAS POR QUE JUAZEIRO TEM TANTAS SUSPEITAS DESCARTADAS?
O Sars-Cov-2 (coronavírus) se instalou no Ceará durante a quadra chuvosa, período de fevereiro a maio que concentra as maiores chuvas do Estado e oferece condições favoráveis para o contágio de doenças respiratórias.
Uma vez que o coronavírus apresenta uma série de sintomas semelhantes aos de uma gripe comum, a população juzazeirense busca as Unidades de Saúde para orientações e, frequentemente, preenche os requisitos básicos para suspeita da doença.
No entanto, de acordo com os dados, mais de 70% das vezes os pacientes não contraíram covid-19.