Foto: Guto Vital/ Portal Miséria
A energia solar tem ganhado força no Cariri, impulsionada pelo sol intenso característico da região, que atrai cada vez mais empresas do setor. Residências e negócios locais também estão aderindo à instalação de placas solares, aproveitando o potencial para reduzir os custos com energia elétrica.
Ana Isabel, coordenadora de Sustentabilidade do Centro Universitário Unileão, explica que o retorno sobre o investimento – o chamado payback – é de cerca de cinco anos. As placas têm uma vida útil de 25 anos. O consumidor, porém, deve analisar os gastos mensais com energia e realizar os cálculos antes de fazer o investimento.
“Vai ter que fazer um cálculo junto à operadora que vai fazer a implementação na sua casa. De qual é o valor na conta de energia e quanto você vai ser beneficiado”, explica.
Na Unileão, por exemplo, o payback foi de quatro anos. A instituição de ensino investiu R$ 6,5 milhões na aquisição de 3 mil placas solares, instaladas no campus de Juazeiro do Norte. Segundo Isabel, o parque solar supre 75% do consumo de energia da unidade. “Isso significa que a gente deixa de emitir na atmosfera cerca de 30 toneladas de gás carbônico”, acrescenta.
Assista a entrevista na íntegra:
Ver essa foto no Instagram