Foto: Guto Vital/Agência Miséria
Na última semana, referente ao período compreendido entre os dias 14 e 21 de junho, Juazeiro do Norte registrou 606 novos casos de coronavírus. Isso significa que, diariamente, cerca de 86 pessoas foram diagnosticadas com o vírus na cidade.
Em estado de calamidade pública reconhecido pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, a população tem buscado atendimento para o covid-19 nas Unidades de Testagem Rápida e na Unidade Sentinela.
Relato da esposa de um paciente diagnosticado
Foi o caso de uma dona de casa de 29 anos que conversou com a equipe de reportagem do Site Miséria. Com febre, dor no corpo e dor de cabeça há cerca de uma semana, a mulher precisou aguardar o atendimento no sol. A mulher ainda conta com outro agravante: o marido foi diagnosticado com o novo coronavírus e está em isolamento domiciliar há 10 dias.
Para a dona de casa, o atendimento na Unidade Sentinela tem demonstrado “descaso” com a população, que já enfrenta uma “situação difícil” e não é tratada com “dignidade”.
Protocolo
Os testes rápidos disponibilizados pela Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro do Norte são direcionados à pessoas que apresentam sintomas a pelo menos oito dias, idosos e contatos diretos de casos confirmados.
Na semana passada, o representante da Sesau, Marcos Alves, explicou que os testes só devem ser buscados após oito dias de sintomas porque à essa altura o “corpo já produz anticorpos para o covid-19” capazes de serem detectados. Antes disso, o teste não é efetivo.