Foto: Normando Sóracles/Agência Miséria
Até esta quinta-feira (5) o Ceará registrou 34 notificações de suspeita de coronavírus. Destas, 20 foram descartadas e 14 permanecem em investigação. As notificações foram registradas em Caucaia, Crateús, Eusébio, Fortaleza, Jijoca de Jericoacoara e Sobral.
Apesar da cidade notificada mais próxima estar a uma distância de 368,6 quilômetros (km), o mercado farmacêutico de Juazeiro do Norte já começa a sentir os efeitos da busca por proteção contra o coronavírus.
O Site Miséria foi a duas unidades de grandes redes de farmácia, onde recebeu informações que o estoque de máscaras e álcool em gel está diminuindo na cidade.
Em uma das unidades, a máscara foi encontrada pelo preço unitário de R$ 0,60. Contudo, o tempo máximo recomendado para uso de uma máscara descartável é de até duas horas. O uso do item também não traz garantia alguma para proteção contra o coronavírus, uma vez que a máscara é utilizada para proteger outras pessoas dos germes de quem está utilizando.
Nesta mesma unidade, o único álcool em gel disponível era de 500 mililitros (mL), pelo preço de R$ 13,40. Na unidade visitada posteriormente, o mesmo produto registrava um aumento de quase 50% do valor.
O Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Ceará (Sincofarma-CE), já observa um desabastecimento dos produtos na região metropolitana do Estado.