Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Estudantes do curso de Medicina da URCA decretam paralisação
A informação foi divulgada por meio da redes sociais do Curso.
Maurício Júnior
Foto: Guto Vital

Estudantes do curso de Medicina da Universidade Regional do Cariri (URCA) anunciaram, por meio de publicação nas redes sociais, paralisação das atividade acadêmicas a partir desta quarta-feira (20). Conforme o texto publicado na segunda-feira (18), o motivo se caracteriza pela falta de campos para realização dos estágios supervisionadas e a ausência de preceptores.

Atualmente, o curso vem sofrendo com a falta de oferta de campos de estágio e de preceptores, mesmo já estando no ciclo clínico, fator que danifica, significativamente, a qualidade do ensino“, diz trecho da nota publicada no Instagram do Centro Acadêmico Dra. Amélia Benebien.

Essa realidade é revoltante, uma vez que a universidade aderiu ao uso de metodologias ativas de ensino (PBL), as quais prezam pela inserção precoce e ampla atuação nos serviços de saúde. Por essa razão, os estudantes, após diversas reuniões, decidiram paralisar as atividades a partir da próxima quarta-feira (20) para a realização de manifestações em prol das necessidades do cu derso“, complementa.

Com isso, o Portal Miséria foi até à Universidade conversar com representantes do Curso sobre a ação. De acordo com Vinicius, três turmas aderiram o movimento. Ele pontua que o Curso tem dificuldade de acessar os espaços apropriados para os estágios, como hospitais.

Outras reivindicações também estão em pauta, como a ausência de equipamentos necessários para a aulas. Na ocasião, a estudante Analice destacou que os equipamentos montados na abertura do campus foram emprestados por outras universidades. “Ao passar do período de empréstimo, foram devolvidos“, afirmou.

No local da reportagem, foi possível encontrar estudantes segurando cartazes com frases de reinvindicações, como “preceptores já“, “cadê os professore do curso?“, “onde estão os nossos estagiários?“.

As pessoas presentes ainda falaram sobre a importância da existência de preceptores, dentre detalhes de outras solicitações.

Confira abaixo a reportagem completa: 

 

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade