Exposição 'Olhos de folha seca - o Ex-voto é o testemunho de um encontro'. Foto: Ascom /PMJN
O Centro Cultural Daniel Walker, em Juazeiro do Norte, recebe até o dia 4 de dezembro a exposição “Olhos de folha seca – o Ex-voto é o testemunho de um encontro”, do artista visual Leo Ferreira. Com curadoria de Adriana Botelho, a mostra pode ser visitada de terça a sábado, das 10h às 19h. O espaço está localizado na Rua São Bernardo, 724, no Centro da cidade. A entrada é gratuita.
A exposição reúne obras que investigam o imaginário a partir do corpo e suas partes, explorando a conexão entre memória e poesia do cotidiano. Leo Ferreira, natural de Juazeiro do Norte, é artista visual e ourives, tendo o desenho como principal expressão artística.
Em texto curatorial, Adriana Botelho reflete sobre o conceito central da exposição.”O ex-voto é o testemunho de um encontro, é a oferenda entregue após uma graça ter sido alcançada. […] Quando o pedido é ouvido e atendido, esculpe-se, fotografa-se ou entrega-se um objeto que sirva como a prova física de que a missão se cumpriu, e que o devoto ‘nada deve aos céus’”, explica.
A exposição destaca, também, a prática ancestral do ex-voto, presente em diversas culturas antigas, como a indígena, africana e greco-romana, e que se mantém viva em santuários de peregrinação religiosa. No Ceará, esse costume está fortemente ligado aos centros de romaria de Canindé, dedicados a São Francisco, e Juazeiro do Norte, com os devotos de Padre Cícero e da Beata Maria de Araújo.