Foto: Divulgação
O projeto de extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCA),“Compreendendo a Educação Fiscal para Exercício da Cidadania”, foi selecionado como um dos três finalistas do Prêmio Nacional de Educação Fiscal. O projeto tem como objetivo conscientizar os estudantes das escolas públicas do Crajubar (Crato-Juazeiro do Norte-Barbalha) sobre a importância da educação fiscal. A premiação será anunciada durante uma cerimônia em Brasília, no dia 30 de novembro de 2023.
Na categoria Instituições, 59 entidades de todo o Brasil competiram. Além da UFCA, os projetos finalistas incluem uma iniciativa de educação fiscal da Universidade Federal de Goiás (UFG) e um projeto de cidadania financeira da Prefeitura Municipal de Chuvisca (RS). A premiação é organizada pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite).
O projeto, coordenado pelo professor Milton Jarbas, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA), realiza encontros semanais nas escolas participantes com o intuito de debater temas relacionados à educação fiscal, serviços públicos, tributação, ética e cidadania. Essas atividades, que contam com aulas expositivas e momentos lúdicos, têm duração de aproximadamente duas horas e visam fortalecer a participação dos cidadãos e promover o desenvolvimento sustentável na região do Cariri.
Neste ano, as atividades estão sendo realizadas com os alunos do nono ano das escolas Edvard Teixeira Férrer, em Juazeiro do Norte, e Dom Quintino, em Crato. O professor Milton Jarbas também está negociando a participação de uma escola pública no município de Barbalha. No ano passado, o projeto atendeu estudantes do sexto ano na escola Dona Odorina Castelo Branco Sampaio, em Juazeiro do Norte.