Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Faculdade de Medicina cede equipamentos para que testes de coronavírus sejam realizados no Cariri
Redação
Foto: Divulgação/Famed

A Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) cedeu um laboratório e dois equipamentos para testes de Covid-19 ao Governo do Ceará. Os equipamentos, um termociclador e um RT-PCR, analisam amostras de pacientes que possam estar com o novo coronavírus e seu funcionamento depende apenas dos kits de checagem e profissionais para manuseio.

Atualmente, os testes para o novo coronavírus estão centralizados no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Fortaleza, para onde são deslocadas todas as amostras. Com a cessão dos equipamentos da Faculdade de Medicina, é possível que o Lacen de Juazeiro do Norte possa passar a realizar os diagnósticos na região. 

Caso a Secretaria de Saúde (Sesa) do Ceará encaminhe os insumos necessários para que os testes possam ser realizados no Cariri, estima-se que poderão ser realizados mais de 80 testes a cada 24 horas. No entanto, o laboratório disponibilizado pela Famed é nível 2 de segurança e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde sugerem que as amostras sejam testadas em laboratórios com nível 3 de segurança.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade