Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Festival de cinema no Cariri homenageará o cineasta Rosemberg Cariry; programação segue até dia 30 de março
A iniciativa vai premiar as melhores produções audiovisuais selecionadas em categorias como Melhor Filme, Melhor Atuação, Prêmio Popular, além das modalidades técnicas.
Bruna Santos
Foto: Assessoria do Tela Cariri.

Até o dia 30 de março, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo recebe o ‘Festival Tela Cariri O Nordeste é Coisa de Cinema’. A programação, gratuita, conta com exibições de filmes, mostra competitiva, palestras, workshops, rodada de negócios, shows e homenagens a figuras que contribuíram com o cinema nordestino. A programação completa está disponível no site do Tela Cariri.

As exibições dos filmes selecionados acontecerão com uma tela inflável de tecnologia 4K para as projeções ao ar livre. Além disso, o Pequeno Palco será dedicado à exibição de curtas-metragens, enquanto outras salas receberão rodas de negócios, palestras e seminários sobre a Lei Paulo Gustavo, políticas públicas para o audiovisual e a produção independente.

Além da Mostra Competitiva, que conta com 31 filmes (24 curtas e 7 longas), o Festival também apresentará as Mostras Chapada do Araripe e Universitária, além de workshops, palestras, laboratório de criação e a rodada de negócios “O Nordeste é Coisa de Cinema”.

Entre os homenageados estão o cineasta e roteirista Rosemberg Cariry, referência no audiovisual caririense; o cineasta e ambientalista Jefferson de Albuquerque Júnior, diretor de Dona Ciça do Barro Cru; o curador e cineclubista Edmilson Martins, da Cantina Zé Ferreira; o produtor Luiz Carlos Barreto (Barretão), responsável por clássicos como Dona Flor e Seus Dois Maridos; e a atriz e diretora Marcélia Cartaxo, premiada por atuações em A Hora da Estrela, Pacarrete e A Mãe.

Em 1995, Rosemberg Cariry obteve o Prêmio da Retomada do Cinema Brasileiro, em concurso realizado pelo Ministério da Cultura. Foto: Guto Vital/Portal Miséria

Tela Cariri

O Festival de Cinema Tela Cariri teve início em 19 de março e segue até 30 de março, com objetivo de fortalecer o cenário audiovisual do Nordeste. Durante sua realização percorreu as cidades de Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Campos Sales e Crato.

A iniciativa vai premiar as melhores produções audiovisuais selecionadas em categorias como Melhor Filme, Melhor Atuação, Prêmio Popular, além das modalidades técnicas.

 

Compartilhar
Comentar