Foto: Cícero Valério/Agência Miséria
A Igreja Católica e o governo italiano entraram em acordo e as missas no país voltarão a acontecer com a presença dos fiéis a partir de 18 de maio. As celebrações foram suspensas na Itália em fevereiro deste ano, quando o país se tornou o epicentro do novo coronavírus.
Cerca de um mês depois, as celebrações da Igreja Católica foram suspensas em todo o Ceará. O primeiro decreto estadual que previa o isolamento social da população determinou a suspensão de qualquer evento público que reunisse mais de 100 pessoas.
Diante desse cenário, a Diocese do Crato anunciou que todos os atos litúrgicos da região do Cariri aconteceriam a portas fechadas, sem participação do público. O objetivo da medida é barrar a proliferação do coronavírus e proteger a saúde de clérigos e fiéis.
Mesmo com o retorno da participação dos fiéis nas missas na Itália, berço histórico do catolicismo, a presença do público nos atos litúrgicos da região do Cariri continuará suspensa. De acordo com a assessoria, é a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que orienta as ações da Diocese conforme as indicações das autoridades sanitárias.
“Até então, não há previsão de quando as celebrações poderão contar com a participação dos fiéis”, pontuou a assessoria. Enquanto isso, as celebrações continuarão a acontecer a portas fechadas e serão transmitidas pelas redes sociais da Diocese.