Obra retratará a história de Renata, uma trabalhadora do comércio. Foto: Alisson Flor.
O filme “Gastura”, inspirado no conto do escritor cratense Weverton da Silva, será lançado nesta sexta-feira (17), no Crato. A obra retrata a história de Renata, uma trabalhadora do comércio que, em meio à rotina corrida, se vê imersa em um contexto de desigualdades sociais e um cenário político difícil. A estreia acontecerá às 17h, na sede do Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC).
A obra, dirigida pela cineasta Cheyenne Alencar e por Alisson Flor, com produção da Fulô Filmes, também será exibida no dia 27 de janeiro, às 16h, na sede do Coletivo Camaradas, e no dia 31 de janeiro, às 17h, na sede do PROCEM – Casa da Luz. Os eventos também contarão com rodas de conversa e a venda do livro “Rastëjos”, que inclui o conto “Gastura”.
A produção dá continuidade ao trabalho de Weverton, professor, mestre em Letras pela Universidade Regional do Cariri. Durante sua trajetório foi muito ativo no universo underground, integrando bandas e produzindo eventos artísticos e literários na região.
Após seu falecimento, em 2024, o projeto do filme foi levado adiante pela equipe técnica da Fulô Filmes e por sua irmã, Livia Nascimento. O roteiro foi desenvolvido por Weverton e Cheyenne.
A primeira exibição, dia 17, contará com apresentações musicais de bandas que fizeram parte da história de Weverton, como Úlcera, Cabeça Cabaça, Matilha 16, Importunos, Mary Jane e Mente Blindada. A programação integra o “Dilúvio Sonoro”, um evento tradicional que celebra as chuvas do sertão cearense.
Programação de lançamento
GRUNEC
Endereço: Rua Coronel Segundo, 287, Centro, Crato – CE
Data: 17/01
Horário: 17h
Programação: Exibição, roda de conversa e apresentação musical
Coletivo Camaradas
Endereço: Rua Monsenhor Joviniano Barreto, 350, Centro, Crato – CE
Data: 27/01
Horário: 16h
Programação: Exibição e roda de conversa
PROCEM – Casa da Luz
Endereço: Rua Lavras da Mangabeira, 1140, Cacimbas, Crato – CE
Data: 31/01
Horário: 17h
Programação: Exibição e roda de conversa