Foto: Guto Vital/Agência Miséria
O município de Juazeiro do Norte emitiu comunicado aconselhando a população não acender fogueiras durante os dias que acontecem o período festivo de São João, principalmente amanhã, véspera do da festa, que é justamente quando o costume mais acontece.
Todos sabem do peso tradicional, da importância religiosa e regional dessa prática principalmente para o Cariri, porém neste momento de isolamento social, a prática não é aconselhada pelos profissionais da saúde.
Essa tradição junina é antiga e iniciou nos sítios onde, ao longo dos anos foi levada também para a zona urbana. A ação acarreta diversos prejuízos à saúde, principalmente para o sistema respiratório, tendo em vista que a fumaça invade os lares das pessoas, quer goste ou queira, quer não.
A fisioterapeuta, Rafaela Macêdo, especialista em fisioterapia respiratória, reforça a importância de não acender as fogueiras, pois, segunda ela, a fumaça também é prejudicial aos pacientes que estão com Covid em isolamento social, bem como aos que já se curaram. Sem falar nas crianças com sistema respiratório imaturo e idosos com sistema respiratório debilitado devido às patologias crônicas.
“Tenhamos senso de responsabilidade e de coletividade. Não acenda fogueiras e não se torne responsável pela piora do quadro respiratório de ninguém”, alerta.
Rafaela destaca ainda que este ano pessoas estão em isolamento domiciliar por conta da Covid-19, inclusive algumas infectadas com sintomas leves, mas que pode vir a se agravar devido a inspiração da fumaça das fogueiras, vindo posteriormente a necessitar de atendimento hospitalar e internação, sobrecarregando assim o Sistema Único de Saúde (SUS). Então, vamos pensar no próximo e não apenas na vontade e no querer participar!
Assista ao vídeo