Foto: Guto Vital/ Portal Miséria
Responsável pela cobertura de 45 municípios, a Regional de Saúde do Cariri poderá ser desmembrada em decorrência desse número elevado de cidades. A reorganização já é planejada pelo Governo do Ceará, que estuda a criação de duas novas superintendências no Sul do Ceará.
Atualmente, a regional de saúde abarca os 29 municípios do Cariri e outros 16 do Centro-Sul cearense. “É desafiador no Cariri acompanhar os 45 municípios. São exemplos de que temos de desmembrar”, avalia o ex-presidente do Conselho Estadual da Saúde do Ceará, José Araújo Júnior.
Na Regional de Saúde do Cariri, existem quatro superintendências: Crato, Brejo Santo, Icó e Iguatu. Cada região de saúde ainda dispõe de um hospital regional, a exemplo do Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, além de policlínicas e centros de especialidades odontológicas.
“Tudo isso faz com que a gente pense, cada vez mais, que a regionalização é o caminho e queremos que as regiões se tornem independentes em áreas de saúde”, explica a secretária estadual da Saúde, Tânia Mara Coelho.