Foto: Divulgação
Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da doação voluntária de sangue, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) lançou a campanha “Para sempre doador – De geração em geração”. A ação acontece ao longo de todo o mês de Junho nas unidades do Hemoce em Fortaleza, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá.
Desenvolvida pelo Instituto Pró-Hemo (IPH), a campanha visa convidar pessoas de todas as gerações a se envolverem e incentivar a doação voluntária de sangue, mantendo um compromisso com a vida. A ideia é mostrar que a doação pode ser um gesto passado de geração para geração. Ações educativas e blitz de conscientização estão sendo programadas ao longo de todo o mês nas unidades.
“Convidamos a população cearense a aderir à campanha Junho Vermelho e vestir a camisa da solidariedade. O apoio de empresas e de organizações é fundamental para promover a temática e conscientizar um público maior de voluntários. As pessoas podem mobilizar grupos de amigos para montar sua caravana da solidariedade e ajudar a salvar vidas. A partir de dez candidatos, disponibilizamos um transporte para buscar e deixar os voluntários no local de origem”, reforça a coordenadora de captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima.
Em 14 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para celebrar a data, o Hemoce prepara uma programação especial para receber os voluntários, com ações e serviços de beleza, além de apresentações artísticas e musicais.
Seja um doador
Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter de 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal. Os doadores podem agendar um horário pelo site ou pelos telefones de cada unidade.