Raimundo foi preso após danificar estátua de Padre Cicero (Foto: Reprodução)
Um caso de danos ao patrimônio público foi registrado na noite desta segunda-feira em Caririaçu. Por volta das 23 horas um homem identificado apenas por “Raimundo” apanhou uma pedra e seguiu na direção da estátua de Padre Cícero quando passou a destruir com pedradas na cabeça (Veja imagens abaixo). O monumento foi inaugurado no último dia 23 de março por ocasião dos festejos relacionados com os 180 anos de nascimento do sacerdote.
O mesmo foi posto sentado num banco de mármore colocado na calçada da Igreja Matriz de São Pedro no centro de Caririaçu. A cabeça da estátua ficou bem danificada abrindo um buraco. Ao tomarem conhecimento do fato, Guardas Municipais de Caririaçu entraram em ação e prenderam o autor do crime de danos que é um paciente com transtornos psicológicos.
A história mostra a existência de uma estreita ligação entre Caririaçu e o Padre Cícero Romão Batista. No dia 21 de setembro de 1888 o sacerdote foi nomeado Vigário da Paróquia de São Pedro e tomou posse no dia 29 de janeiro de 1889 quando exerceu a missão até 6 de agosto der 1892. Ou seja, Caririaçu foi a única cidade onde Padre Cícero foi vigário de fato e de direito a qual, na época, tinha o nome de São Pedro do Cariry.
Hoje cedo o prefeito de Caririaçu, Edmilson Leite, emitiu nota de repúdio:
“É com repúdio e indignação que manifestamos nossa repulsa diante do ato de vandalismo ocorrido na nossa Caririaçu, onde foi danificado o monumento que homenageia o Padre Cícero o nosso PADIM CÍCERO, símbolo de grande significado histórico e religioso para nossa comunidade. A quebra da cabeça do Padre Cícero, parte integrante deste monumento recém-inaugurado, é não apenas um ataque ao patrimônio público, mas também um desrespeito à memória e à devoção de inúmeras pessoas que encontram na figura do Padre Cícero uma fonte de inspiração e fé. Repudiamos esse ato de vandalismo, que não apenas causa prejuízos materiais, mas também fere os sentimentos e a identidade religiosa de nossa comunidade. Lembrando que já foi identificado o agressor da imagem. Instamos também a população a unir-se em defesa de nosso patrimônio cultural e religioso, promovendo ações de preservação e respeito aos nossos monumentos e símbolos históricos. Que este triste episódio sirva como um alerta para a importância da conscientização e do cuidado com nosso legado cultural e religioso, e que possamos trabalhar juntos para proteger e preservar nossa identidade e memória coletiva“.
Veja imagens no momento em que Raimundo danifica a estátua de Padre Cícero: