Hospital de Barbalha realiza cirurgia rara em paciente com aneurisma (Guto Vital/Agência Miséria)
O Hospital Santo Antônio, localizado em Barbalha, realizou um procedimento cirúrgico raro referente a um aneurisma diagnosticado em uma paciente do Cariri. A mulher em questão foi diagnosticada com dois aneurismas na mesma região. Destes, um era gigante e normalmente ocorre em menos de 0,1% dos casos de aneurisma cerebral. O procedimento foi realizado pelo neurocirurgião, Dr. José Correia Junior.
“O aneurisma é como se fosse um cupim, vai crescendo na cabeça da pessoa e a pessoa não sente nada, até que ele aparece. E quando ele aparece na maioria das vezes? Quando causa os sintomas. E causa os sintomas quando ele sangra, na maioria das vezes com forte dor de cabeça, vômito e pescoço rígido… Quando vai crescendo a bola do aneurisma, chega o momento em que ele estoura, é aquela dor forte quando você apresenta os sintomas”, explicou o Dr. José Correia Junior, em entrevista ao repórter Toni Sousa e o cinegrafista Guto Vital.
De acordo com o neurocirurgião, os dois aneurismas da paciente caririense em que a cirurgia foi realizada eram de 43 e 10 milímetros, respectivamente. O procedimento cirúrgico foi um sucesso e a mulher recebeu alta nesta quarta-feira (16), mas seguirá recebendo acompanhamento ambulatorial.
Assista à entrevista na íntegra com maiores detalhes sobre o caso: