Foto: Guto Vital
Na manhã desta sexta-feira (17), haverá uma audiência pública sobre o subfinanciamento do SUS no Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio, a partir das 9h. O ocasião debaterá a resolução que possibilita um incremento no teto financeiro do Hospital Do Coração do Cariri, localizado no município de Barbalha.
Na prática, há um apelo para que os recursos destinados à unidade hospitalar sejam ampliados. De acordo com o gerente de projetos Egberto Santos, o Hospital do Coração atua com R$ 500 mil no atendimento de pessoas da região do Cariri e adjacências. Ele afirma que o número de pacientes ultrapassa 2 milhões. “Quando chega dia 15 do mês, esse valor já tem ido ‘pro espaço’“, declarou.
Egberto destaca que na oportunidade será apresentado todo o aporte que o Hospital do Coração tem para atender a população, como profissionais, leitos e equipamentos. “O que falta é o financiamento“, explicou.
A expectativa é que os agentes atendam o pedido que está sendo tramitado no Governo Federal, e que as pessoas participem da da audiência pública.
A audiência contará com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado, secretários municipais, além de profissionais da medicina.
A equipe de reportagem do Portal Miséria esteve nesta quinta-feira (16) no Hospital do Coração para falar sobre o assunto.
Entenda todos os detalhe da resolução, e as solicitações do Hospital do Coração, na entrevista completa: