Foto: Reprodução
No Brasil, o câncer de próstata ainda é segunda maior causa de morte entre homens, atrás apenas do câncer de pele. Aqui no Ceará, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que somente em 2020, 3.300 novos casos sejam diagnosticados.
Mesmo diante destes números, muitos homens ainda precisam ter uma atenção especial para a prevenção contra a doença.
Para José Gilberto Mendonça Filho, que é Diretor Administrativo do Hospital Padre Cícero, cuidar da saúde não é apenas se prevenir, mas também buscar qualidade de vida. “Manter-se informado e sempre atento aos cuidados com a saúde é fundamental para um diagnóstico precoce” destaca Gilberto.
Segundo o Instituto, para cada ano do triênio 2020/2022, espera-se que sejam diagnosticados 65.840 novos casos e 15.576 mortes em todo o país. Para prevenir a doença, o toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue.
Já a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade, ou mais, façam um exame de próstata anualmente. Uma alimentação saudável é fundamental em todos os momentos, de acordo com os especialistas.
A obesidade é um fator de risco causador de diversas doenças, entre elas, o câncer de próstata. Isso ocorre devido às alterações hormonais que os acúmulos de gorduras provocam no corpo, até alterações celulares.