Foto: Cícero Dantas
O Hospital Regional do Cariri (HRC) é referência no tratamento de AVC isquêmico na região, oferecendo um espaço funcional de fisioterapia na Unidade de AVC para reabilitação de pacientes com sequelas da doença.
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode resultar em diversas sequelas, como a perda parcial ou total dos movimentos de um lado do corpo, dificuldades na coordenação motora e déficits cognitivos, como perda de memória e problemas de concentração.
O espaço de fisioterapia conta com um painel sensorial, que simula atividades do cotidiano, como falar ao telefone e amarrar cadarços, auxiliando na recuperação motora, cognitiva e funcional. “A ideia deste espaço surgiu da necessidade de os pacientes terem um local para trabalhar tanto a parte motora, como a parte cognitiva, sensorial e funcional, especificamente voltadas para atividades de vida diária”, explica a coordenadora do serviço de Fisioterapia do HRC, Suianne Soares.
Além disso, dispõe de uma pista para treino de marcha, bicicleta ergométrica e jogos que estimulam a memória e a cognição, promovendo a autonomia dos pacientes em suas atividades diárias.