Imagem: Divulgação
O Cariri é conhecido por abrigar diferentes expressões culturais. Por conta disso, em breve a região ganhará um novo equipamento cultural capaz de articular políticas de acesso à cultura, de fomento à criação e circulação artística, de patrimônio cultural, de formação artístico-cultural e de produção do conhecimento.
O Centro Cultural do Cariri (CCC) será construído no Crato e está orçado em R$ 68,4 milhões. O Centro contará com a integração de três grandes áreas: o edifício do antigo Hospital Regional Manuel de Abreu, um novo bloco adjacente e os arranjos exteriores.
“Será um centro cultural-parque de junção entre cultura e natureza, um espaço catalisador das instituições, manifestações e expressões da região do Cariri em conexão com o Ceará, o Brasil e o mundo em um contexto fértil em que estamos desenvolvendo a candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade”, declarou o secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba.
Desativado há seis anos, o Hospital Regional Manuel de Abreu será restaurado para que possa ser transformado em parte do Centro Cultural. Ao lado, um novo bloco será construído para dar lugar a um teatro de seis andares com capacidade para 500 lugares. Os arranjos exteriores serão formados por passeios, praça, parque e estacionamentos.
O equipamento contará com um pátio central (átrio), museu, biblioteca, teatro, residências artísticas, espaços para ensino, pesquisa, artesanato, exposições e workshops, duas áreas de estacionamento, além de um parque verde a ser revitalizado e entornos urbanizados.
O Centro Cultural irá integrar a Rede de Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura do Ceará.