Uma plano traçado ainda em março entra em funcionamento esta semana. Em Juazeiro do Norte, o Hotel Municipal irá abrigar idosos com covid-19. A prefeitura garante poder abrigar 50 pessoas no local. As secretarias de Saúde e do Trabalho e Desenvolvimento Social estão à frente do processo.
Alguns dos que irão para o hotel são idosos que antes estavam em um abrigo, e testaram positivo para a doença. Em 6 de julho deste ano, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou uma inspeção remota no Albergue Sagrada Família, de Juazeiro do Norte. Durante a inspeção, o órgão constatou que oito idosos que haviam testado positivo para Covid-19 no dia 1º do mesmo mês ainda não haviam sido transferidos para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pela Secretaria de Saúde (Sesau).
Surto de coronavírus
Em conversa com o Site Miséria, o diretor Carlos Josias, disse que o Albergue Sagrada Família vive um surto de coronavírus.
Dos 64 idosos, 49 foram contaminados e dois morreram. “A Covid é de uma contaminação muito rápida e difícil de ser controlada, a gente tem tomado todas as medidas exigidas […], mesmo assim a gente não tá conseguindo conter o vírus”, contou.
O diretor diz que os profissionais de saúde infectados foram afastados. Isso dificulta que haja uma atenção regular à comunidade.
Abrigo
Será um espaço destinado, conforme a secretária de Saúde, Glauciane Torres, ao isolamento social de pessoas que fazem parte desse grupo de risco, e que estarão sob o acompanhamento e cuidados de profissionais especializados. Pacientes serão também encaminhados para Unidade de Combate ao Covid – 19, ou do Hospital de Campanha, para concluir o período de quarentena.