Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Implantação da nova rede de distribuição de água em Juazeiro do Norte atinge 85%, diz Cagece
As obras de melhoria no abastecimento visam, também, minimizar possíveis impactos diante do prognóstico de seca para o ano que vem.
Rogério Brito
Foto: Cagece/ Divulgação

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) anunciou, nesta quarta-feira (29), que atingiu 85% de implantação da nova rede de distribuição de água de Juazeiro do Norte. Segundo a estatal, as obras de melhoria no abastecimento visam, também, minimizar possíveis impactos diante do prognóstico de seca para o ano que vem.

A concessionária iniciou este ano a ampliação e implantação dos chamados Distritos de Medição e Controle (DMCs), uma técnica para analisar e controlar o sistema de distribuição de água, reduzindo as perdas na distribuição. O projeto possui investimento de R$ 115 milhões.

Conforme anunciado pela Cagece, serão implantados 20 DMCs e 14 poços para assegurar o abastecimento de água de forma contínua em Juazeiro do Norte. A principal obra estruturadora de reservação, diz a companhia, consiste na implantação de dois reservatórios metálicos, que totalizam um aporte 25 mil m³.

A Cagece informou que o projeto entrará na fase de injetamento ainda nesta semana. Nesta etapa, é feita a interligação da rede de água construída com a rede da Cagece. Até o próximo dia 2, as obras serão realizadas nos bairros Limoeiro, Timbaúbas, Centro e Santa Tereza.

Nessas localidades, o sistema de abastecimento pode ser afetado por algumas horas. Segundo David Macedo, engenheiro responsável pela obra, o abastecimento é retomado logo após a realização do serviço, sendo restabelecido totalmente em até 48 horas.

“Para realizar o serviço de injetamento são programadas paralisações no sistema, pois os procedimentos de solda de eletrofusão e termofusão só funcionam sem a presença de água nas tubulações”, explica.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade