Compartilhar
Publicidade
Publicidade
IV Festival Internacional de Máscaras do Cariri acontece de 12 a 17 de novembro
Serão seis dias de atividades distribuídas no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, Casa FIMC, Teatro Sesc Crato, ONG Beatos.
Saulo Mota
Foto: Constance Pinheiro

Com o tema “Conexões Transmutáveis”, a quarta edição do Festival Internacional de Máscaras do Cariri (FIMC) acontece de 12 a 17 de novembro em diversos espaços culturais do Crajubar. O evento propõe uma reflexão sobre as múltiplas interpretações da máscara como símbolo cultural e artístico, conectando o tradicional ao contemporâneo.

A programação incluirá seis dias de atividades nos seguintes locais: Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, Casa FIMC, Teatro Sesc Crato e ONG Beatos. As atividades compreendem performances teatrais, cortejos, espetáculos de rua, encontros artísticos e debates sobre culturas e estéticas.

A abertura do evento contará com um cortejo festivo de máscaras que percorrerá as ruas do Crato, seguido de atividades que promovem o diálogo entre diferentes formas de expressão. Artistas, estudiosos e o público em geral estão convidados a explorar a pluralidade das máscaras, que vão além de meros adereços e se tornam expressões vivas das culturas e tradições.

Sobre o FIMC

O festival, promovido pela ONG Beatos com o apoio do Instituto Mirante e do Centro Cultural do Cariri, é o maior intercâmbio sobre mascaramento do Brasil. Ele propõe uma imersão nas tradições que nos conectam à ancestralidade, ao mesmo tempo em que abre espaço para novas interpretações e estéticas. Essa iniciativa reafirma o compromisso com o fortalecimento da cultura no Cariri e com o desenvolvimento social por meio das artes.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade