Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Jiboia encontrada em rua de Crato é resgatada pela Polícia Militar
A PMCE diz que em casos semelhantes não é recomendado se aproximar ou interagir com o animal.
Maurício Júnior
Foto: Reprodução / Redes Sociais

O Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), realizou na tarde da última terça-feira (14), o resgate de uma cobra jiboia de mais de um metro e meio de cumprimento. O animal estava em uma rua do bairro Muriti, no município de Crato.

Assim que acionados, os policiais militares se deslocaram ao local informado. Ao chegar, o réptil foi capturado de forma segura pelos PMs, e em seguida encaminhado ao seu habitat natural, longe da Zona Urbana.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará diz que “cobra jiboia é um dos répteis que mais sofrem com o desmatamento e queimadas, diminuindo assim as suas fontes de alimentos”, resultando no aumento desses animais em ambientes urbanos.

Confira dicas de prevenção:

1. Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos.

2. Contate o Corpo de Bombeiros: ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade, entre em contato com o Corpo de Bombeiros Militar ou órgãos de proteção ambiental. Eles têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros.

3. Evite alimentar animais silvestres: isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximar de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes.

4. Mantenha seu ambiente seguro: verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes.

5. Conscientize a comunidade: incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando atitudes que possam colocar em risco tanto os animais quanto os moradores.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade