Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Juazeiro do Norte adota medidas mais rígidas para barrar aumento da Covid-19; entenda
Novas estratégias de enfrentamento ao novo coronavírus são adotadas também pelo Governo do Estado do Ceará, mas ainda não caracterizando lock down
João Boaventura Neto
Juazeiro do Norte adota medidas mais rígidas para barrar aumento da Covid-19; entenda
Cruzamento das ruas São Pedro com Alencar Peixoto no coração comercial de Juazeiro do Norte (foto: Israel Amorim)

Juazeiro do Norte, através de decreto da Prefeitura Municipal, estabelece regras severas, a partir desta quinta (14), para evitar o aumento de casos da Covid-19. Novas estratégias de enfrentamento ao novo coronavírus são adotadas também pelo Governo do Estado do Ceará, mas ainda não caracterizando lock down.

Algumas determinações foram detalhadas no decreto, como forma de minimizar a circulação pela cidade, seja a pé ou em veículos, salvo em situações emergenciais e com declaração que justifique a mobilidade, com modelo no Diário Oficial publicado. Desde a última semana, o prefeito Arnon Bezerra (PTB), adota medidas mais severas.

A própria população tem solicitado por parte da administração que isso ocorra, por conta de muitas pessoas ainda circulando em locais públicos, e até mesmo provocando aglomerações em alguns desses espaços, o que é proibido como medida para não haver a disseminação do coronavírus.

Nesses locais, a fiscalização está atuando com maior intensidade. No último decreto municipal, ficou estabelecida a obrigatoriedade do uso da máscara nos espaços públicos e o fechamento de algumas praças e ruas da cidade.

No Decreto 525 torna-se obrigatória a permanência de pessoas infectadas ou com suspeita de contágio do novo coronavírus em confinamento domiciliar, unidade hospitalar ou lugar definido pela autoridade de saúde. O infrator em caso de descumprimento, responsabilizado e penalizado criminal ou administrativamente com permissão do uso de força policial por atuação da Guarda Civil Metropolitana.

Serviços de delivery e drive thru – Estabelecimentos como lanchonetes e restaurantes estão autorizados a funcionar com serviço de tele-entrega, mas permanecem proibidos de atender presencialmente a clientes em suas dependências. Nesse caso, será permitido o atendimento de drive thru, desde que não haja aglomeração.

Veja fotos do Centro Comercial de Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte adota medidas mais rígidas para barrar aumento da Covid-19

Empreendimentos que atuam com atividades enquadradas como não essenciais também poderão funcionar com delivery, mas com reduzido número de funcionários e uso de equipamentos de proteção individual, preconizados pelo Ministério da Saúde, em todos os processos e atividades, inclusive na entrega e recebimento de mercadorias, sob pena de suspensão de alvará e fechamento.

Venda de bebidas

O decreto também estabelece a proibição da venda e o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos. As máscaras de proteção facial permanecem obrigatórias para os cidadãos e a venda deste item passa a ser autorizada, desde que enquadrada no regime de tele- entrega.

Mototaxistas

Haverá regras específicas aos condutores mototaxistas, taxistas e motoristas de aplicativos, devendo estes e seus passageiros utilizar obrigatoriamente a máscara de proteção facial, realizar a higienização dos bancos e capacetes após o uso, comprovar que estão circulando devido à realização do serviço; evitar aglomeração e respeitar a distância mínima de dois metros entre as motocicletas, podendo no descumprimento, serem autuados pela fiscalização da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SESP).

Circulação de veículos

A circulação de veículos particulares em vias públicas será limitada a deslocamentos específicos e haverá controle mais rígido da entrada e saída de pessoas e veículos no município, embora estejam garantidas a entrada e a saída em Juazeiro do Norte da população flutuante, desde que devidamente comprovada a residência.

Oficinas mecânicas

As oficinas mecânicas poderão funcionar de segunda a sábado, das 08h às 17h, ressalvado que o atendimento ao público/clientes deverá ocorrer das 08h às 12h.

Veja o decreto na íntegra

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade